quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Suar significa emagrecer???

Olá meninas!

Hoje vamos falar de um assunto no blog muito comentado e que as pessoas até hoje em dia ainda creditam que sejam verdade.

Muitas pessoas quando vão malhar colocam milhões de roupas , roupa preta pra suar mais , fazem exercício físico no sol de 40 graus , na intenção de suar mais e sair do treino pingando , achando que assim vão perder mais calorias e emagrecer mais rápido. Mas, para a surpresa de alguns isso não acontece, você suar muito não significa que você está perdendo mais peso, significa que o corpo ultrapassou a média dos 37°C.Perde-se apenas água e sais minerais.

 O exercício acelera o metabolismo, que aumenta a temperatura física e provoca o calor. As glândulas sudoríparas entram em ação para manter o equilíbrio da temperatura, essencial para a manutenção das funções do organismo.

 

Depois de uma sauna, por exemplo, a pessoa normalmente vai perceber uma redução em seu peso corporal, mas assim que ingerir o primeiro copo d"água, o líquido perdido vai sendo reposto e o peso acaba voltando ao normal.

 

Durante a prática de atividade física, as pessoas perdem água e sais minerais, mas também queimam glicose e gordura. Essas últimas é que levam à perda de peso e não o suor, que apenas atua para manter a temperatura corporal nos níveis da normalidade.

Meninas, respeitar seu limite é fundamental, não ache que você se matando e saindo do treino sem conseguir nem respirar direito está fazendo bem para você.Para se ter saúde é fundamental que a pessoa não estresse seu organismo. A atividade física tem que provocar um certo cansaço, mas sempre associado ao prazer, sem sofrimento.

 

Um estudo realizado em 2002 pelo Instituto de Fisiologia Ocupacional da Universidade de Dortmund (Alemanha), concluiu que os homens podem suar 250g por hora, o que representou 70g a mais do que as mulheres observadas no mesmo período. Entretanto, dados do Instituto Australiano do Esporte indicam que essa característica não significa que as representantes do sexo feminino possuam maior capacidade de regular a temperatura corpórea. Ao contrário, como o índice de suor é inferior, há menor oportunidade para dissipar o calor. Daí a sugestão de que elas refresquem o corpo borrifando água e usem roupas que não retenham o calor, principalmente durante a prática de exercícios.

 

Agora, se você sua demais e emagrece rápido, é necessário ficar de olho. “Suar demais é um sintoma de uma doença endocrinológica caracterizada pela hiperatividade da glândula tireoide, que estimula o aumento da produção de hormônios (T3 e T4), encarregados de controlar o metabolismo. Como o metabolismo atua de forma mais rápida, não só desencadeia a elevação da temperatura corpórea, mas também acelera a queima de calorias. Aqui, estamos diante de um distúrbio que deve ser tratado.

 

Por isso meninas fiquem de olho vivo! sempre hidrate -se e nunca ultrapasse seus limites, ou ao invés de conseguir um corpo em forma e saúde , você vai arranjar um problema para sua vida. 

 

Espero que tenham gostado e até a próxima  ♥

Um comentário:

  1. Oi Aline, eu já sabia que suar não é o que faz você perder peso, mesmo assim achei o post bacana e com muitas informações novas! Beijinhos <3

    www.papodeguria.com

    ResponderExcluir