domingo, 22 de setembro de 2013

Chá verde emagrece???

Olá meninas!


Hoje viemos falar de um item que está na lista de toda pessoa que começa uma dieta. O chá verde.

 

Imagem

 

 

Todos dizem que ele emagrece, outros que é um termogênico natural, e ai? afinal qual o beneficio do chá verde para nós?

Os flavonóides presentes no chá verde possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.

O chá verde é considerado um dos melhores termogênicos naturais.Os alimentos termogênicos, são alimentos que após o processo de digestão, geram um gasto maior de energia, e com isso aceleram o metabolismo, de certa forma contribuem com o emagrecimento.

Porem, para que o emagrecimento aconteça é preciso ter uma alimentação saudável e inserir na rotina diária a prática de atividade física. Não pense que vai tomar chá verde e continuar comendo em fast food , pizza e um monte de besteira e ele vai fazer milagre, não é assim né minha gente , ele ajuda sim claro , mas sem uma reeducação alimentar e exercícios físicos você não andará para frente.

O chá verde também não deve ser adoçado tá minha gente ,não é recomendado utilizar açúcar branco ou adoçante sintético para adoçar qualquer tipo de chá, mas o mel pode ser uma boa alternativa para quem não consegue consumir a bebida ao natural.

O chá verde também ajuda a emagrecer porque ele traz saciedade, pesquisas indicam que as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

 

Imagem

 

 

Uma pequena fração do colesterol que temos é produzido no corpo, mas a maior parte vem da alimentação, e o chá verde também ajuda a controlar o aumento do HLD que seria o colesterol ruim.

Existe um aminoácido no Chá Verde chamado L-teanina que é exclusivo dessa planta e deve consistir em cerca de 2% do seu peso. Quando ele é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar. Ele também aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, o que eleva a sensação de relaxamento. Por fim, a vitamina C, presente no chá mesmo que em baixas quantidades, atua no hormônio cortisol, que sempre é produzido no corpo em situações de estresse e está envolvida na produção da serotonina. Vale a pena consumir o chá, portanto, com sucos de frutas cítricas.


Pessoas portadoras de doenças cardíacas, hipertensos e grávidas não devem consumir o chá verde. A bebida possui alta concentração de teofilina, que é um potente vasoconstrictor, e pode promover o aumento da pressão arterial, levando a frequências cardíacas irregulares, conhecidas como arritmias. E a quantidade recomendada de chá verde para se consumir por dia são 600 ml, Quando consumido em altas doses, o chá verde pode sim fazer mal. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.


Os chás de saquinho ou na versão efervescente possuem as mesmas substâncias provenientes das folhas da erva Camelia sinensis, mas em concentrações diferentes da erva natural, que é mais poderosa. Procure adquirir produtos feitos a partir de folhas frescas, que possuem maior potencial de ação.

A melhor forma de preparar o chá à base de ervas naturais é na proporção de 1 grama de folhas para 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos, em uma temperatura alta, em torno de 80°C. Para aproveitar todas as suas propriedades benéficas, recomenda-se ingerir a bebida, no máximo, 15 minutos após o preparo.

 

Por isso minha gente , vamos por esse delicioso chá na dieta , mas claro, com moderação e acompanhado de uma reeducação alimentar e exercícios.

 

 

 

2 comentários:

  1. Olá, gostei do seu post, super relevante e você escreve muito bem! Parabéns! Recentemente escrevi sobre o chá verde no meu blog também, depois se puder dar uma lida, na parte dos artigos. Um grande abraço, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. A obrigada Rodrigo! que bom que gostou! :D

    ResponderExcluir