quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Um Falso saudável

Olá meu povo!

Como vocês estão?  Já treinaram hoje??


As barrinhas de cereais, geralmente, transmitem uma ótima imagem de opção saudável para um lanche. Prática, fácil de carregar, com nutrientes que prometem eliminar a barriga, e ainda por cima, com aquele gostinho de sobremesa, ela parece ser o alimento perfeito, mas pode ser traiçoeira, é preciso ter cuidado, pois assim como qualquer fonte de energia, as barras devem ser consumidas com moderação e não devem ser utilizadas para substituir refeições.


Os nutricionistas alertam que as barras de cereais não tem qualidades nutritivas para substituir refeições completas. Assim como frutas e iogurtes, as barras devem ser utilizadas entre as refeições como uma forma de lanche. No entanto os médicos também ressaltam que a preferência por alimentos naturais é sempre a melhor escolha.



Sua composição, muitas vezes contem ingredientes saudáveis como frutas secas e castanhas, mas como a maioria dos alimentos industrializados, não é 100% saudável. Em uma barra, além de cereais, podem conter açúcares, xarope de glicose, carboidratos e outros itens associados à gordura. Por isso, é bom tomar cuidado.


Algumas barras de cereais têm uma quantidade elevada de açúcares e gorduras na composição, que se não forem observadas e consumidas com moderação e não fizerem parte de uma dieta saudável, podem dificultar a perda de peso,elas podem complementar uma dieta saudável, aumentando o consumo de fibras, que é importante para o bom funcionamento intestinal, redução da absorção de gorduras e sensação de saciedade.



O ideal é criar um hábito de ler os rótulos dos produtos e avaliar quais são os principais itens da composição. Os ingredientes são colocados em ordem decrescente de quantidade, ou seja, o primeiro componente de uma barra de cereais tem que ser algum tipo de cereal. Caso não seja, é melhor evitar.



A função da barra de cereais é complementar a adequação do consumo de fibras que deve ser de 25 gramas por dia. E também de fornecer energia, porém deve ser utilizada como um complemento e nunca substituir um alimento in natura, como por exemplo, as fruta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário