domingo, 17 de novembro de 2013

Tapioca a queridinha da dieta

Olá meu povo!!!

Hoje vamos falar de um item da dieta que virou febre , e que todo mundo quer ter como café da manhã , lanche da tarde , pré-treino etc.  Ela ficou famosa por ser uma alternativa saudável e aliada da dieta para aqueles que querem perder uns quilinhos por não conter glúten e ser super saborosa, estamos falando da Tapioca.

Quem acompanha qualquer grils fit  do instagram sempre vê ela postando milhões e milhões de fotos desse item delicioso na sua dieta.

A tapioca é um prato típico do Norte e Nordeste do Brasil, de origem indígena e feita com fécula de mandioca.



Como forma de variar o cardápio, a tapioca surge como um alimento rico em carboidratos e ideal para quem pratica atividades físicas, por fornecer energia rápida.

Por ser livre de glúten, ela vem ganhando nas mídias e o crescimento do interesse por esse alimento nos últimos meses estourou no cenário saudável e fitness pois pode ser consumida por qualquer pessoa.

A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão.


A tapioca pode ser consumida no café da manhã ou no lanche, e os recheios e a quantidade vai depender da sua necessidade calórica e nutricional. Mas para baixar o índice glicêmico da  queridinha, é só combinar com alguma proteína magra, como os queijos, frango ou ovos. Isso vai fazer com que o índice glicêmico total da refeição seja menor que quando consumida com frutas.



A tapioca, muito fácil de se preparar, é tão criativa quanto a receita dos crepes franceses em matéria de recheios. Tudo começou com a chegada do colonizador português, que introduziu a manteiga. Aí veio o coco, a geléia e a criatividade.... dependendo da região do país, foram adicionados ingredientes locais, como charque, carne-de-sol e camarão, goiabada e doce de leite. 



Mas e para quem não consegue encontrar a goma pronta e tem q comprar a original , como fazer?


Ingredientes:

- 2 xíc. de polvilho doce (eu meço naqueles copos de medida culinária)
- 100 ml de água gelada
- pitada de sal

MODO DE FAZER: misturar numa vasilha o polvilho doce com a água, até que a farinha fique úmida. Coloque a pitada de sal. Se quiser, pode peneirar a farinha (eu prefiro, pois a tapioca fica mais fina depois). Pode fazer e deixar guardada na geladeira a farinha pronta. Rende 6 tapiocas grandes.

Para fazer a tapioca: coloque a farinha numa frigideira quente. Deixe grudar e vire com o auxílio de uma espátula. Acrescente o recheio, feche e sirva. Às vezes eu apenas faço a tapioca e recheio depois na mesa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário