sábado, 10 de agosto de 2013

Série: Tênis certo , Qual escolher??? #3

Bom estamos aqui com mais uma série tênis certo qual escolher,  e hoje vamos falar de uma das modalidades que muitas pessoas tem dúvidas a corrida na areia.

 

Imagem

 

 

Todo mundo sabe o quanto é maravilhoso você correr e ter aquela paisagem maravilhosa da praia para você observar , muitas pessoas gostam de correr no calçadão e outras optam em correr na areia que dizem que é mais difícil pois exige um esforço maior do seu corpo e musculatura , muitas pessoas correm descalça outras usam o mesmo tênis de corrida para correr , e eu também já vi muitas pessoas correndo com um tênis que é como se não tivesse sola é tipo só uma solinha bem fina , e afinal qual o melhor? hoje vamos ver os cuidados que se tem q tomar para você que quer correr na areia e se tem realmente algum tênis específico para isso.

Nada melhor que acordar com aquele dia lindo , aquele sol maravilhoso e ir para praia não é verdade? E ainda aproveitar e fazer nosso exercicio matial com aquela paisagem maravilhosa, mas a areia por sua irregularidade , estimula os proprioceptores (mecanismos sensoriais que existem em nossos músculos que respondem a sinais de contração ou estiramento agudos) que ajudam na prevenção de lesões,é um terreno com menos impacto nas articulações por isso é uma ótima forma de elevar o volume semanal de treinos e poupar articulações e ossos (vide "canelites"). Por outro lado, há uma exigência muscular grande, pois faz-se muita força no momento da propulsão, ou tirar o pé da areia. Se você está buscando uma melhor forma fisíca a areia sim ajuda pois requer mais energia, conseqüentemente o gasto calórico é maior, ou seja, emagrece mais.

AREIA FIOFA E AREIA DURA - Treinadores explicam que a corrida na areia cansa muito mais; portanto vá devagar. Não adianta achar que você correrá seus 10 km matinais na praia no mesmo pique que corre na rua, debaixo das sombras das árvores., além do terreno ser mais difícil, é possível que a praia seja inclinada, tenha obstáculos (riozinhos) e, se você for correr perto do mar, ainda tenha a corrente da água dificultando o movimento. O fim do treino pode ser feito com a água batendo na canela, em um ritmo mais leve. Assim os músculos relaxam e o corredor continua trabalhando

O trabalho realizado na areia fofa é de força especifica ou especial, onde a areia serve como uma resistência extra a ser vencida. Isso gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida, não existe muito impacto, quando comparado ao asfalto, e isso diminui o stress nas articulações.

CUIDADOS :

Os cuidados são basicamente os mesmos para quem corre na cidade: aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino. Na areia a exigência é maior, portanto a necessidade de alongar a musculatura também aumenta".

O protetor solar também é imprescindível, isso porque na praia temos a incidência do reflexo dos raios solares na areia o que proporciona uma maior exposição ao sol. Portanto, protetor solar, boné e óculos são itens indispensáveis.

E agora vamos a grande questão correr descalça ou de tênis?

O ideal é com tênis. Tênis de corrida e areia. Isso combina? De fato, não, mas o ideal é que você não faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, não existe contra-indicação, porém, na areia batida -a mais próxima à água- o ideal é o uso de um tênis com amortecedor. A terra batida amortece menos, o que aumenta a chance de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé. Além disso, aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações.

E os tênis que dizem ser feitos para correr na areia

Imagem

Imagem

 

Esse tipo de tênis também é uma boa opção por terem sidos desenvolvidos para isso , o tênis permite ventilação, não retém água e não deixa a areia entrar dentro do calçado

 

E ai gostaram??? 

 

Quer ficar ligado em tudo que postamos no blog? curta nossa página no facebook

 

https://www.facebook.com/pages/Sa%C3%BAde-na-Moda/559895820723295

Um beijão e até a próxima

 

 

Um comentário: