quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Qual o melhor óleo para cozinhar?

Hoje vamos falar de um assunto bastante polêmico , que as pessoas têm muitas dúvidas, que é sobre qual óleo usar para cozinhar. qual que afeta menos a nossa saúde?
Será que há algum óleo mais indicado? claro que sim!

Atualmente quando você chega ao supermercado tem uma gama de produtos muito grande para serem escolhidos , e muitas pessoas ficam com dúvidas em qual escolher pelo fato de ter muitas opções, são óleos de soja, girassol, coco , canola etc.

Bom, antes de eu falar sobre os beneficios de cada um e qual seria o mais apropriado vamos saber do que eles são feitos. Óleos são basicamente formados de ácidos graxos poliinsaturados, alguns desses ácidos graxos trazem muitos benefícios a nossa saúde, como no caso do ômega-3 e ômega-6, mas essa substância é facilmente oxidada (óleo rançoso) por causa do calor ou da luz do sol o que pode piorar a ocorrência de radicais livres e aumento do colesterol ruim (LDL).

Os óleos vegetais são extraídos de sementes oleaginosas como o milho, gergelim, soja, girassol e muitos outros. Esse processo de extração é feito por diversas etapas como a prensagem, que como o nome já diz, prensa os grãos para que o óleo seja extraído, mas existem dois tipos de prensagem a frio e quente, sempre prefira os óleos prensados a frio, pois eles contêm menos impurezas e menor nível de gorduras saturadas. Depois dessa extração o óleo é filtrado, refinado e todas as impurezas são retiradas.

Agora vamos a algumas dicas para a utilização das óleos.

GUARDE OS ÓLEOS LONGE DA CLARIDADE DO SOL E EM LOCAL FRESCO ( Para evitar sua oxidação mais rápida)

USE SEMPRE O ÓLEO APENAS UMA VEZ( Conheço muitas pessos que guardam os óleoa ja utilizados para depois serem reutilizados, isso é um verdadeiro perigo!
A reutilização do óleo é o pior para a saúde, já que depois de aquecido sua estrutura se altera, o que vai levar à formação de radicais livres e à oxidação. Essa gordura que é liberada, se armazenada ou reutilizada, se liga com o oxigênio, o que deixa o óleo rançoso. É a pior parte da gordura.)

EVITE O MÁXIMO AQUECER OS ÓLEOS. CASO PRECISE REFORGAR ALGUM ALIMENTO COMECE COM ÁGUA E SÓ DEPOIS ACRESCENTE O ÓLEO (Alguns óleos não podem ser aquecidos e outros quanto menos tempo no fogo, traz menos malefícios a sua saúde)

EVITE EXAGEROS, PORQUE AFINALÓLEOS SÃO GORDURAS E POSSUEM MUITAS CALORIAS( Essa parte nem precisa de muita explicação né gente afinal óleo é gordura , fora que seu excesso pode chegar ao entopimento de suas veias)


EVITE AO MÁXIMO AS FRITURAS POR IMERSÃO.( pode causar malefícios para o organismo, muitos alimentos hoje em dia já vem também com a opção de fazer no forno )


Agora para sanar as dúvidas vamos ao top 10 dos óleos mais indicados para nossa saúde.

 

10º lugar – Óleo de milho: contém ômega-3 e 6, mas é o óleo com maior quantidade calórica. É muito utilizado na preparação de alimentos assados.

9º lugar – Óleo de soja: contém ômega-3, 6 e vitamina E. Antiinflamatório, bom para o coração e sistema nervoso.

8º lugar – Óleo de girassol: contém o ômega-3, 6 e 9, mas em médias concentrações, é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas. É ideal para o preparo de conservas

7º lugar – Óleo de amêndoa: é rico em ômega-7 e 9. Melhora a saúde da pele e é muito utilizado como uma especiaria no preparo de saladas e em outros alimentos que não são aquecidos.

6º lugar – Óleo de gergelim: contém ômega-3, 6 e 9. É rico em nutrientes antioxidantes e impede a ação dos radicais livres. Usado cru no preparo de saladas e principalmente em especiarias orientais.

5º lugar – Óleo de amendoim: é o óleo mais indicado para frituras, já que não sofre grandes modificações com o aquecimento. É rico em ômega-3.

4º lugar – Óleo de canola: contém ômega-3 e 6 numa proporção de dois para um. É o mais indicado para quem possui problemas cardíacos. É mais indicado para cozimento e consumo cru.

3º lugar – Óleo de linhaça e linhaça dourada: rico em ômega-3, 6 e 9 nas proporções ideais para o nosso organismo. Auxilia na redução do colesterol, triglicerídeos e age como antiinflamatório.

2º lugar – Óleo de coco: é rico em antioxidantes, ômega-6 e 9, ácidos graxos, vitamina E e ácido láurico. Pode ser utilizado em altas temperaturas porque não sofre grandes transformações.

1º lugar – Azeite de oliva:

Tem um alto teor de gorduras monoinsaturadas, vitamina E e ômega-9. É excelente para melhorar as funções digestivas protegendo as mucosas do estômago e do intestino, além de ser o melhor tipo de óleo para a saúde do coração, para a redução dos níveis de colesterol LDL, manutenção do colesterol HDL e ter uma alta atividade antioxidante. O único defeito do azeite é que ele não pode ser aquecido em hipótese nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário