domingo, 4 de agosto de 2013

O que é gordura Trans??

Hoje em dia se fala muito dela, que deve se evitar e tudo , mais a maioria da população não sabem o que ela realmente é ou o porque real de nós temos que evitá-la , então afinal o que é essa tal de gordura trans???

É  um tipo de Gordura inventada pela industria alimentícia para deixar os alimentos mais saborosos, com o sabor mais acentuado e para aumentar sua validade de vida, ela é feita a partir de óleos vegetais que são colocados em uma câmara de hidrogênio, com temperatura elevada assim criando um tipo de pasta com odor ruim que depois é alvejada até ficar sem cor e desodorizada para perder o cheiro a gordura então semi sólida fica com textura ideal para o preparo de alimentos industrializados.

Mas agora sabendo de onde ela vem e o que ela é, porque ela faz tão mal a nós seres humanos? onde elas estão?e porque devemos evitar cada dia mais o seu consumo?

A gordura trans quando entra no nosso organismo ela fica depositada lá , já que não tem nenhum nutriente que nosso corpo necessita , como ela não é essencial para saúde não há nenhuma quantidade recomendada , o ideal seria não consumi-la mas, já que sabemos que nos dias de hoje isso é praticamente impossível os médicos recomendam consumir a menor quantidade possível.

Esse tipo de gordura é encontrada normalmente em produtos industrializados como biscoitos, pipoca de microondas , chocolate, pratos congelados etc.  Os restaurantes Fast-food estão no topo desta lista pois é onde se encontra a maior quantidade de gordura trans.

E por que devemos evitar seu consumo o que ela afeta em nosso organismo ?

A  lista de problemas é enorme, o mais conhecido é que a gordura trans aumenta o LDL(colesterol ruim) e diminui o HDL(colesterol bom) no sangue. ela também é responsável pela obstrução dos vasos sanguíneos causando doenças cardiovasculares como por exemplo o acidente vascular cerebral (AVC) que atualmente é o maior responsável pela hospitalização de mais de 168.000 Brasileiros. tudo isso junto com um monte de outras doenças muito conhecidas pelos brasileiros como diabetes, hipertensão(pressão alta)

Por isso fiquem de olhos bem abertos! Segundo a OMS(organização mundial da Saúde) a quantidade que se deve consumir por dia dessa gordura é de  2g ou que não ultrapasse 1% da sua alimentação, Por exemplo em uma dieta de 2000 calorias seria o equivalente a 3 biscoitos recheados. As crianças grandes fãns das guloseimas devem ter seu consumo ainda mais vigiado pelos pais.

Já existem alimentos sem essa gordura? Sim , nas prateleiras dos supermercados já se pode encontrar alguns alimentos que chamamos de trans Free como sorvetes , bolachas e margarinas, não há necessariamente um destaque deste fato na embalagem por isso temos sempre que checar as tabelas nutricionais.

bom amigos leitores fiquem de olho  e vamos tentar evitar ao máximo esse outro inimigo silencioso

Se gostou clique em gostei e curta nossa página no facebook um Big beijo e até a amanhã!

https://www.facebook.com/pages/Sa%C3%BAde-na-Moda/559895820723295

Nenhum comentário:

Postar um comentário