domingo, 9 de março de 2014

Uma vida sem glúten é necessário ??

Olá minha gente!

Muito se fala dele , várias famosas o tiram de uma vez por todas do cardápio, várias dietas e receitas sem ele. Mas será que é necessário mesmo tudo isso ??

Bom para começar vamos entender o que é o Glúten.

O Glúten é uma proteína composta pela mistura de cadeias de proteínas que se encontram normalmente em trigo, cevada, centeio e aveia. Qualquer alimento que possua em sua receita algum desses itens vai ter glúten , mesmo em menor quantidade.


Quando engerido em excesso o glúten pode provocar a diminuição de serotonina, o que leva a um quadro de depressão mesmo nos indivíduos que não possuem nenhuma sensibilidade à proteína.

Os principais alimentos com glúten são pães,torradas,bolachas,massas,biscoitos, bolos e salgadinhos. Mas se você  prestar atenção nas prateleiras do mercado encontrará versões livres de glúten , mas tem que estar disposta apagar um pouco mais cado por elas.


O glúten não tem uma agenda especial contra os seus planos de emagrecimento. Mas os itens que contém glúten também são ricos em carboidratos, então seu consumo excessivo acaba resultando em reservatórios de gordura.

Somente pessoas com doença celiríca, ou que tenham intolerância a proteína devem bani-lo da dieta. Para você descobrir se é intolerante a glúten procure um médico para diagnosticar.  Se não é só o evite em excesso.


Se você quer dar uma ecada tirando o glúten da dieta por um pequeno espaço de tempo pode, claro que sempre é melhor buscar a ajuda de um nutricionista, Para ele te indicar os alimentos que devem substituir os que contém glúten.







Nenhum comentário:

Postar um comentário