quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Stevia: O adoçante Natural


Olá meu povo!

Já pularam cedo da cama hoje para mais um dia de treino?

Quem treina cedo também quem não , sabe a importância do café da manhã , é nossa primeira refeição do dia , depois do corpo ficar horas em jejum durante o sono. E ela é muito importante. Muitas pessoas optam por frutas, pães entre outras coisas, mas algo que é quase lei para todo mundo é o famoso cafezinho de manhã , nem que seja 1 xícara, mas na hora de adoçar seu café o que você usa?

No post de hoje vamos falar de uma opção saudável ao açúcar e adoçante que conhecemos.



A natureza vive nos presenteado, e a Stevia é um desses doces presentes para nós.

Com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar de cana, a Stevia não tem calorias e é diurética, por isso o "glicosídeo" de stevia deve ser uma parte importante na dieta de pacientes diabéticos. A razão é a sua ação "hipoglicemia", que melhora a circulação das pâncreas, estimulando a secreção de insulina, reduzindo o nível de glicose no sangue.

Sua folha possui um gosto muito doce. Seu princípio doce, o glicosídeo, foi primeiramente isolado na Alemanha em 1908. Mas, já era usada anteriormente por índios Guaranis devido a suas propriedades medicinais.



Hoje em dia, tem sido usada também como adoçante natural
Não contêm calorias. Extraído da planta stevia rebaudiana, planta nativa da América do Sul. Uma vez que a stevia é uma planta ela contém outras propriedades que complementam o seu poder adoçante. 


Estudos apontam o seu poder em suprimir o crescimento bacteriano nos dentes, regula a pressão arterial, tem poder diurético e de regular os níveis de açúcar no sangue. Não houveram ainda efeitos colaterais associados, por isso deve sempre que possível ser o edulcorante de escolha.


 O seu sabor doce não é afetado pelo aquecimento então pode ser utilizada em chás e outras bebidas, além do preparo de sobremesas em substituição ao açúcar. Existem diferentes marcas de estevia no mercado, cada uma com um sabor diferente. Alguns produtos oferecem a stevia associado a outros adoçantes (ex: ciclamato e sacarina) enquanto outros oferecem a stevia pura.

A Stévia pode ser usada em forma de chás, adoçantes em pó ou líquido, cápsulas, tinturas, gomas de mascar e enxaguante bucal.

Para o chá: usar 3 colheres de sopa de folhas e ramos secos de stévia para 1 litro de água. Colocar a água fervente sobre as folhas e deixar repousar num recipiente com tampa, em seguida coar e tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.
Como adoçante: Usar uma colher de sopa de folhas verdes picadas de stévia para 200 ml da bebida a ser adoçada.




2 comentários:

  1. Aline eu adoro stévia =D, uso um adoçante à base de stévia que não troco por zero cal nenhum...haha Quando compro ervas para chá sempre compro um saquinho de stévia e misturo assim o chá já sai docinho.
    Adorei seu post é muito útil pra quem tem dúvidas ainda.
    Beijo.
    Beleza Fácil/ Facebook/ Twitter/ Canal

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, sim ele é maravilhoso! Que bom que gostou :D

    ResponderExcluir