quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O sono da saúde

Oláaa meu povo! 

 

Como estão?? Já malharam hoje?? Poo hoje no Rio de Janeiro amanheceu com uma chuva tão chatinha. Mas mesmo assim isso não é desculpa hein! :D

 

Mas agora vamos falar de uma coisa que todo mundo adora fazer, dormir! rs

 

Imagem

Quem não gosta de dormir? tirar aquela soneca de tarde depois do almoço, e quem nunca apertou o botão do soneca quando o celular desperta? 

 

Dormir realmente é muito bom, e está comprovado que faz bem ao corpo todo , pois repõe as energias, acalma e prepara o organismo para mais uma jornada.

 

Quando estamos dormindo há uma liberação de substâncias importantes para o nosso organismo. As duas principais são o hormônio do crescimento, responsável pelo não envelhecimento celular, e o cortisol, hormônio que atinge nível mais baixo durante o sono e aumenta pela manhã. O cortisol tem diversas ações que buscam restaurar a homeostase, ou seja, o equilibrio interno do organismo após um dia de estresse.

 

Dormir bem , não deve ser encarado como um luxo, nem privilégio. É um período de descanso fundamental para saúde física, mental e emocional. A privação do sono compromete o vigor, provoca envelhecimento precoce, possibilita infecções e pode causar obesidade, hipertensão e diabetes. Dormir bem é sinônimo de vida longa!

 

As vezes parece difícil ter uma boa noite de sono com esse mundo corrido do jeito que está , você chega em casa e tem q ver coisas, resolver problemas domésticos e ainda quer ficar um pouco na internet  para distrair a sua mente, mas minha gente quando der a hora de você dormir , você tem que largar tudo e ir, senão no dia seguinte você não terá forças para fazer  as coisas, estará cansado, estressado, e tudo mais , o treino não ficará legal, e tudo que você lutou sairá por água a baixo.

 

Imagem

 

Ninguém é o super homem , não adianta, para conseguir fazer tudo , se organize , não deixe tudo por conta da sua cabeça pois todos nós sabemos que apesar de muito eficiente , quando se tem uma vida muito corrida ela não dá conta do recado. Se organize e quando chegar a hora que você estipulou para dormir vá, sem pensar duas vezes.

 

De acordo com  a associação Mundial de medicina do Sono , 45% da população de todo o mundo sofre algum problema relacionado ao sono, o que afeta sua saúde. Uma pessoa que dorme mal, pode apresentar dor de cabeça matinal, fadiga, dificuldade de concentração, falta de memória , olheiras , expressão cansada e envelhecimento precoce.

 

Quem dorme menos do que o necessário geralmente também é mais agitado e pode apresentar sintomas de estresse e depressão. Na falta do repouso adequado,o corpo não produz hormônios necessários para seu bom funcionamento.

 

O tempo necessário de sono é bastante individual. Algumas pessoas necessitam de 8 horas , outras 7.  Independentemente de quantas horas de descanso são necessárias para cada um, basta uma noite de privação para aparentar aquela cara de arrasada e as olheiras são o primeiro sinal.

 

Isso porque  o sono promove aumento de oxigenação celular e da pele, promovendo melhora do retorno sanguíneo.

 

Imagem

 

 

Por isso tente esvaziar a cabeça para ir para cama, deixe o seu quarto bem aconchegante para te receber, pois as vezes nós podemos dormir 12 horas seguidas , mas se o sono não foi um sono de qualidade , não adianta vamos permanecer cansados.

 

Ah é outra coisa, muitas pessoas fazem isso, domem mal na noite anterior, e querem recompensar dormindo o dobro depois, isso nada adianta meu povo ,  você dormindo as mesmas 8 horas mais com qualidade resolve o problema.  

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário