sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Série : Suplementação

Olá meu povo!
Como estão?? Sentiram minha falta ontem???
Eu não postei porque estava arrumando a nova cara do blog, e ai gostaram?? Agora aparece a minha pessoa e vocês sabem quem escreve :D
Mas enfim, chega de enrolação e vamos ao que interessa, hoje estamos com mais um post da série sobre suplementação . e hoje novamente vamos falar sobre o whey protein , mas calma o post não é igual o outro, vocês já devem ter reparado a variedade de Whey que tem no mercado , é isolado, hidrolisado e o normal. Mas afinal qual a diferença entre eles?

Imagem

Dá no mesmo os 3 ??  Vamos descobrir agora!
Entre os tipos mais conhecidos da Whey protein estão o concentrado e o isolado. O concentrado apresenta de 30 a 90% de proteínas, sendo o restante composto por gorduras e carboidratos. Já o isolado é mais puro, e possui mais de 90% de proteínas, com o restante composto por carboidratos e pouquíssima gordura.

1 – WPC (whey protein concentrada): normalmente obtida por ultra filtração, ou seja, um filtro que permite a passagem das moléculas menores como lactose, gordura e resíduos, e concentra as maiores (as proteínas). Esta tecnologia pode obter um concentrado de no máximo 89%. Nosso corpo consegue utilizar aproximadamente 70% dessa proteína por ingestão, mais utilizado como aditivo alimentar, devido seu baixo custo e processo de fabricação. Não é indicado para intolerantes à lactose. É a forma mais barata de Whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada, que permitem a liberação de componentes bioativos responsáveis pela aceleração do anabolismo e recuperação muscular.

Imagem

2 – WPI (whey protein isolada): são concentrados com mais de 90% de proteínas, obtidos por dois processos: a microfiltração, onde filtros menores são utilizados, ou a troca iônica, processo considerado mais eficiente e que atinge 100% de pureza. Nosso corpo consegue absorver aproximadamente 90% dessa proteína devido ao seu grau de pureza.Além disso, a maioria das Wheys Isoladas são isentas de gordura e com menos de 1% de lactose, sendo o mais indicado para os portadores de intolerância à lactose. Possui todas as vitaminas e mineras do leite, além de todos aminoácidos essenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais. Sua digestão é considerada ótima.

Imagem
3 – WPH (whey protein hidrolisada); A hidrólise é a quebra das moléculas de proteínas em peptídeos menores por processos enzimáticos ou químicos. Tornando sua absorção muito mais fácil e completa. Nosso corpo absorve aproximadamente 100% dessa proteína devido a suas moléculas menores. É um tipo de proteína que tem menores possibilidades de causar reações alérgicas. Pode conter traços de gordura, carboidratos, gordura e mineiras. Necessita de muitos litros de leite para ser confeccionado.

Imagem

Para se produzir 1KG de proteína concentrada são necessários 229 litros de leite. No caso dos whey proteins isolados, é necessário um volume quase 10 vezes maior, chegando a 2200 litros de leite para que se possa extrair 1KG de whey 100% isolada.

Fique sempre atento à composição (ingredientes) do seu Whey, a legislação exige que os ingredientes sejam colocados em ordem de maior quantidade, e por incrível que pareça, existem alguns contendo maltodextrina como primeiro ingrediente, então, atenção!! Vale também observar o tipo de adoçante presente, dando preferência sempre à sucralose e evitando os adoçados com aspartame, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário