sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Série: Suplementação II

Olá meu povo!

 

Como estão hoje?? Esse dia feio e chuvoso do rio de janeiro , eu não gosto de chuva, mas fazer o que né?? 

 

Bom , hoje voltamos com a segunda parte da série de suplementação, na primeira parte falamos sobre o que é o suplemento afinal , e hoje vamos falar dos tipos que existem , e são muitos viu?

Imagem 

 

Dá até tonteira só de pensar, mas vamos lá!

 

Existem muitos tipos de suplementos no mercado e algumas pessoas procuram orientação diretamente com o dono da loja de suplementos ou indicação de amigos ou professor.
Os mais cuidadosos procuram auxílio de um bom profissional da saúde, como nutricionista ou médico do esporte.  O mais famoso deles é o whey Protein , todo mundo já ouviu falar, mas a quantidade no mercado é imensa ,e tem que saber qual escolher.

 

Imagem

 

 

Aminoácidos: matéria-prima de proteína, de rápida absorção. Recomendado para atletas que treinam pesado e necessitam de reposição constante e rápida de proteína.

Hipercalóricos: compostos multinutrientes de alta categoria. Ideal para atletas que desejam aumentar o peso, mantendo-se com altas reservas energéticas. Possuem fibras, vitaminas, minerais, baixo teor de gordura e altíssima quantidade de calorias.

Hiperprotéicos: compostos alimentares com alta concentração de proteínas e baixíssima ou nenhuma concentração de gorduras. Ideais para atletas que precisam manter-se “secos” e desenvolver a musculatura. A proteína é a matéria prima da construção muscular, por isso esta suplementação é das mais importantes.

Termogênicos e Queimadores de gordura: Os termogênicos são substâncias que aumentam a temperatura corporal, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite. Auxiliam na metabolização de gorduras, convertendo-as em energia disponível (“queima”). Os principais são o óleo de cártamo, a colina, o extrato de Laranja Amarga, a Cafeína, etc. Recomendados para pessoas que queiram acelerar a queima do excesso de gorduras, é importante que seu uso seja acompanhado de atividades físicas.

Ácido Linoléico CA/CL/LA: São suplementos de óleo de cártamo, utilizados para definição muscular. Promovem a diminuição dos níveis de gordura corporal e auxiliam no ganho de massa magra, músculos, sem estimulantes e sem efeitos prejudiciais.

 

Imagem

BCAA’s: são os principais aminoácidos (L-valina, L-leucina e L-isoleucina) requeridos pela musculatura durante o exercício físico. Recomendado como anticatabólico após treino pesado, para aumentar a capacidade de ganho de massa. Os BCAA constituem até 35% da sua massa muscular e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos.
Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.

Fontes naturais de Creatina: são suplementos que possuem fontes naturais de creatina, com componentes extraído a partir das proteínas de carne e do fígado bovino. Estas proteínas são consideradas três vezes mais potentes do que a de suas formas normais. São suplementos para ganho de força, pelo controle da transmissão de energia para os músculos. Recomendado para diminuir o tempo de recuperação e, conseqüentemente, aumentar as cargas dos exercícios e uma maior explosão muscular. Lembramos que a creatina pura não é comercializada no Brasil.

Estimulantes: aceleradores do metabolismo e estimulantes do sistema nervoso central. O guaraná e outras fontes de cafeína geram maior resistência física durante exercícios tanto aeróbicos quanto anaeróbicos, além de promover significativa melhora no humor e pique para o dia-a-dia.

Óxido Nítrico NO2: Um estudo feito pela Universidade Baylor (EUA) mostrou que a suplementação com NO2 é segura e eficiente no aumento de resistência e força muscular retardando, também, o efeito da fadiga muscular. Nesse estudo eles fizeram um teste com indivíduos que usavam NO2 e indivíduos que não usavam esse suplemento. Os indivíduos do grupo que usava a suplementação de NO2 – Óxido Nítrico tiveram ganhos surpreendentes em força, volume, resistência e explosão muscular, enquanto que os indivíduos do grupo placebo não tiveram qualquer melhora. O estudo comprova, também, que o grupo que usou suplementação com NO2 aumentou o nível de força e resistência muscular em mais de 300%, além de ter aumentado o nível de energia nos sprints durante a corrida. A atuação do Óxido Nítrico proporciona vasodilatação e sensação prolongada de volumização e tonificação muscular mesmo após o treino.

Energéticos e Carboidratos: complexos energéticos enriquecidos com vitaminas para serem administrados antes do treino. São carboidratos complexos, que não causam “picos de glicose”. Os carboidratos são os combustíveis perfeitos para nosso corpo e cérebro. São a maior fonte de energia para o corpo. Praticantes de atividades físicas precisam de uma suplementação para suprir toda a necessidade de carboidratos que o corpo demanda, para que possa ter um melhor desempenho nas atividades físicas.

Precursores do hGH e IGF_1: A arginina e ornitina são aminoácidos que, em conjunto, promovem o aumento do hormônio anabólico GH (hormônio do crescimento) de maneira totalmente natural. O hGH tem atraído a atenção tanto de atletas amadores como de profissionais, por promover aumento da performance e crescimento muscular. Os efeitos do GH são em grande parte mediados pela produção do fator de crescimento IGF-1 (insulin-like growth factor-1). A Estimulação da Somatotropina (hGH) bem como sua conversão bioquímica em IGF-1 (Insulin-like Growth Factor-1), determinam maior anabolismo e hipertrofia de estruturas ativas da fibra muscular, chamadas Mioblastos, promovendo anabolismo protéico e oxidação da gordura corporal.

Anabolizantes naturais pró-hormonais: Dentre os suplementos especiais os que merecem um destaque são os da classe dos pró-hormonais, devido ao grande sucesso que vêm fazendo ultimamente. Eles são nada mais do que precursores da testosterona, fazendo com que a produção do hormônio masculino aumente em seu organismo DE FORMA NATURAL. Apesar de ser naturalmente produzido pelo corpo humano, a suplementação promove uma produção bem maior de testosterona no organismo. A testosterona é o principal hormônio envolvido no processo de ganho de massa muscular.

Whey Protein: proteína do soro do leite (lactoalbumina), com alto grau de pureza. Indicado quando o objetivo é a hipertrofia ou a manutenção da massa magra, evitando-se o catabolismo. Recentes estudos científicos indicam a Whey Protein como o melhor complemento protéico para atletas. Ao contrário daqueles que não fazem nenhum tipo de exercícios de forma regular, os praticantes de culturismo necessitam de proteínas em quantidade e qualidade bem superiores. Auxiliares da construção muscular, elas são necessárias também para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios e manutenção orgânica.

Se comparada com outras fontes protéicas, como a caseína,a Whey Protein possui maior Valor Biológico (VB), tendo um excelente balanço de aminoácidos. Só para ter uma idéia, o VB da Whey Protein é de 159, o da albumina (clara do ovo) de 88 e o do peito do frango de 79, enquanto o da caseína é de 71.

Glutamina e Recuperação Muscular: aminoácido existente no tecido muscular. Sua ingestão pós treino aumenta a síntese protéica no músculo, reduzindo o estresse muscular e recuperando as fibras rompidas durante o treinamento intensivo. Indicado para atletas que treinam pesado e desejam o máximo em volumização tecidual pois aumenta a produção natural de GH em seu organismo.

Meal Replacement Powders (MRP’S): Grande fonte de proteínas de alta qualidade, enriquecidos com carboidratos, aminoácidos, vitaminas e minerais. Baixa quantidade calórica com pouquíssimo teor de gordura, otimizam a performance de atletas e ajudam na formação de massa muscular com baixo percentual de gordura. Como o próprio nome diz são verdadeiros substituidores de refeições.

Não esqueça, o uso de suplementos em excessos e sem orientação de profissionais de saúde pode causar males a sua saúde. Não se descuide.

2 comentários:

  1. Ok, eu aceito dicas e aceito comer, mas com uma condição: eu me peso agora e nunca mais quero ver uma balança na minha vida ou saber disso.
    Mas eu quero muito muito entrar na academia. :|

    ResponderExcluir