segunda-feira, 29 de julho de 2013

Um inimigo silencioso

Hoje em dia ele está presente na dieta de todo mundo , e todas as comidas como fast food, enlatados , conservantes e todo o resto de industrializados está cheio dele. Você sabe de quem estou falando??

Do Cloreto de sódio ou mais conhecido como Sal

Muitas pessoas estão tão acostumadas a comer comidas axageradamente salgadas que quando comem algo com a quantidade certa de sal falam.

- Ai essa comida está sem sal ou - você não temperou a comida?? ou - Que comida sem gosto!

e logo em seguida pedem o que? o saleiro , e vão colocando sem ter idéia de quanto de sal está caindo ali. O que na verdade é um grande perigo!


Mas, a realidade ? quanto de sal deveriamos consumir por dia?

Segundo a OMS (Organização mundial de Saúde) por dia cada ser humano deve consumir 5 gramas de sal (2.000 mg de sódio) , o que não é a realidade para a maioria de nós , Segundo um estudo da OMS o brasileiro costuma consumir o dobro ou mais do recomendado. Infelizmente a maioria das pessoas usam o sal sem ter a minima idéia do inimigo silencioso que está ali com ele todos os dias.

Todos os alimentos já vem com um teor de sal , mas nos dias de hoje com a febre dos enlatados, fast food , comida congelada etc , as pessoas não ligam e não pensam que certo alimento contenha sal, principalmente os doces que a maioria so se preocupa com o açúcar que está ali quando na realidade muitas vezes o teor de sal é maior do que o de açúcar. Principalmente nos alimentos light e diet que as calorias são menores , mas o teor de sódio é maior. reparem.

Todo excesso de sal no organismo durante anos pode acarretar uma doença conhecida já entre os brasileiros , a pressão alta, que depois pode se desenvolver para doenças cardíacas ,renais, acidente vascular ou insuficiência cardíaca congestiva. E engana-se quem acha que só depois de anos luz você pode desenvolver está doença , atualmente a cada dia cresce o número de crianças hipertensas. Ao todo, 23% dos brasileiros têm pressão alta, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença silenciosa pode causar muitas complicações e até matar.

“Sete milhões das mortes do mundo são decorrentes da hipertensão. No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e a hipertensão está por trás de dois terços delas”, ressalta o cardiologista Dante Marcelo Giorgi, do Incor.


Bom, e como diminuir a quantidade de sal da minha dieta?

Limitar a ingestão de sódio não deve ser tão assustador quanto parece. Algumas receitas pedem sal, mas não necessariamente precisam dele, portanto você pode experimentar deixás-la sem ou diminuir a quantidade. Reduza a quantidade de alimentos processados que você consome pois eles têm uma grande quantidade de sódio. Sempre dê uma olhada no rótulo dos alimentos – a quantidade de sódio pode variar significativamente de uma marca para outra.A diminuição do consumo traria tantos benefícios à população quanto o combate ao tabagismo, à obesidade e a promoção do uso de medicamentos para tratar hipertensão e os níveis elevados de colesterol, primeiro de tudo diminua a quantidade de enlatados e produtos conservados na sua casa, opte sempre pelos frescos, mais frutas, verduras , legumes sempre são uma boa pedida , mais quando for temperar use azeite , alguma erva , e uma quantidade bem limitada de sal. Pois não adianta você querer comer verduras e legumes se na hora de temperar você enche a mão para salgá-lo.

Em relação a tempero tente sempre que possível porque sei que nossa vida é corrida e nem sempre dá , mais sempre que conseguir temperar os alimentos , carnes, etc no dia anterior , assim você pode tempera-los com ervas, oregáno, salsa ,pimenta etc e por pouco sal. de um dia pro outro o tempero pega e você não necessita salgá-lo de novo no cozimento.


Qual sal devo escolher?


Sal de cozinha

Seguindo as leis brasileiras, o sal de cozinha deve conter iodo, usado na prevenção do bócio. Contém 40% de sódio e 60% de cloro. Pela grande quantidade de sódio deve ser consumido com cautela. Para temperar alimentos, procure substituir o sal por temperos naturais, como alho, cebola e pimenta, por exemplo.

Sal grosso

A única diferença entre o sal grosso e o sal de cozinha é que o primeiro não passa pelo processo de refinação, sendo apresentado na forma que sai da salina. Também concentra 40% de sódio em sua composição e deve ser consumido com parcimônia.

Sal Light

Indicado para hipertensos, o sal light tem a concentração de sódio reduzida (possui 30% de sódio e 70% de cloro). Possui sabor mais suave e, por isso, deve-se atentar para não salgar muito o alimento.

Sal Marinho

Indicado em dietas funcionais, o sal marinho pode ser moído na hora do consumo. Algumas pessoas o misturam às ervas frescas para formular temperos. Diferente do sal de cozinha, o sal marinho não passa pelo processo de branqueamento, preservando elementos como iodo, enxofre, bromo, magnésio e cálcio – minerais importantes para o metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário