terça-feira, 30 de julho de 2013

Açúcar? ou Adoçante??

Imagem

Atualmente ele está presente em 80% das nossas refeições. Muitos dizem que ele faz mal , outros que é melhor optar pela forma genérica dele , mas e ai? afinal o que é melhor para nossa saúde.

Açúcar? ou Adoçante??

Primeiro de tudo vamos entender de onde vem cada 1 deles. O açúcar que se consome como alimento é produzido comercialmente a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba. São carboidratos que "dão" o sabor doce, além de serem a fonte de energia mais rápida do nosso organismo (porque são facilmente metabolizados).

Os adoçantes são produzidos artificialmente a partir de diversas matérias-primas, como aminoácidos, produtos sintéticos e derivados da cana. Adoçam fornecendo poucas ou nenhuma caloria. Segundo especialistas internacionais, uma dieta saudável não deve excluir totalmente açúcares e adoçantes.

Mas e agora ?qual dessas opções, realmente, atende aos seus objetivos de saúde? Segundo os especialistas em nutrição, a solução correta talvez seja: nenhuma das duas. “Em todas as situações, abdicar do açúcar e dos dulcificantes adicionados seria a melhor escolha, sem dúvida”, acredita o nutrólogo Mohamad Barakat, do Health4Life (SP). Porém, essa é a escolha mais difícil. Afinal, estamos acostumados ao sabor doce desde sempre. Daniela Jobst, nutricionista clínica funcional e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF), explica que “ele é manifestado já no fim da gravidez, portanto temos uma memória para este paladar que nos traz emoções boas”. Isto significa que é natural ter uma predileção por esse gosto. Porém, com o tempo, ele passa a ser usado para mascarar sabores in natura, em vez de realçá-los. Barakat afirma que o ideal é ensinar as crianças a apreciarem gostos originais. “A ideia é tornar a pessoa menos compulsiva por comer doces”, completa.

O problema não é a ingestão, e sim o seu excesso. Para se ter noção, o consumo deles são importantes por serem carboidratos, “que são transformados em glicose (açúcar) e então distribuídos em energia aos órgãos e sistemas” . O consumo de açúcar no Brasil é três vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de acordo com dados do IBGE.

Com o processo de refinamento, o açúcar refinado perde nutrientes. A opção mais indicada é o açúcar mascavo, já que não passa pelo processo de refinamento, mantendo suas propriedades nutricionais.Diabéticos devem evitar o consumo de açúcar refinado, mascavo e light e dar preferência aos adoçantes, mas é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.

Troque o açúcar por alimentos com açúcares naturais

Mas isso não significa que devemos vetá-lo de nossa dieta, já que existem açúcares naturais nos mais diversos tipos de comidas. “Esse é o caso de massas, cereais, tubérculos, frutas, leite, etc. Eles são importantes por serem carboidratos, “que são transformados em glicose (açúcar) e então distribuídos em energia aos órgãos e sistemas. A diferença é que alguns deles são complexos (demoram mais para serem digeridos) e outros são simples (são absorvidos como glicose rapidamente, o que aumenta a quantidade desse componente no sangue). É aqui que reside o perigo, pois essa alta taxa pode causar problemas. “O excesso de açúcar gera um processo inflamatório, o que acarreta obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica.Além das doenças crônicas, outros males aparecem. “Há um estímulo à produção de insulina, que é antagonista ao hormônio do crescimento (GH). Ele também aumenta a eliminação de cálcio e geralmente serve como combustível das células cancerígenas, o que as ajuda a se reproduzirem”, Uma overdose de açúcar pode atrapalhar até o funcionamento do cérebro, como descobriram três pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA). Ao colocarem animais de laboratório em uma dieta com excesso de xarope de milho (rico em frutose), foi notada uma diminuição no ritmo dos neurônios, atrapalhando a memória e o processo de aprendizagem.

Escolher entre o açúcar e o adoçante para sempre será uma dúvida, mas a realidade é se conseguir balancear bem e escolher sempre aqueles naturais e não exagerar nos artificiais você conseguirá uma vida bem melhor.

 

999073_539250276129162_2083047801_n

Nenhum comentário:

Postar um comentário