quarta-feira, 9 de julho de 2014

Alimentação Infantil - Papinhas

Olá galera!!

Eu nunca falei de alimentação  infantil aqui , mas achei interessante falar, Já que  alimentação correta tem que começar desde bem cedo.



Assim com as salgadas, as papinhas doces estão liberadas a partir do sexto mês de vida!




Papinhas de fruta estão liberadas a partir do sexto mês de vida. A papinha doce também é muito importante para a nutrição do seu bebê!
E sabe por quê? As frutas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, auxiliam no crescimento e no desenvolvimento da criança, além de fortalecerem o organismo. Sem contar com as fibras e os poderosos antioxidantes, essenciais para a saúde infantil!




Mas, atenção: NÃO há necessidade de incluir açúcar nas papinhas! As frutas já são naturalmente doces, e seu bebê precisa gostar do sabor natural dos alimentos. Por isso, elabore papinhas de diversas formas e sabores. Invente as receitas, inclua sempre frutas diferentes, pois quanto mais colorida, mais diversidades de vitaminas e minerais você oferecerá ao seu filho.




Mas, logo no início (aproximadamente no sétimo mês), opte por dar papinhas contendo apenas um ingrediente, pois assim a criança descobrirá o sabor de cada frutinha! É importante também amassar bem as frutas, e conforme o bebê vai se desenvolvendo, a textura pode ser mais grossa, menos amassada e com pedacinhos de frutas. Nessa fase você também pode incluir mingau, feito com aveia, farelo de trigo e outras farinhas integrais. Lembre-se de cozinhar bem e não adoçar!



Dê uma olhada nos exemplos de papinha que elaboramos para a criançada:

Papinha de banana e pera:
Amasse uma banana pequena madura com um garfo, e com a ajuda de uma colher, raspe a polpa da metade de uma pera. Misture tudo e pronto! Esta preparação é fonte de ferro, vitamina C, K e potássio. Ótimos nutrientes para fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres e melhorar o sono.

Papinha de abacate e morango:
Com o auxílio de um garfo, amasse 3 colheres de sopa de abacate madurinho e 3 morangos bem vermelhinhos e docinhos. Sirva em seguida.Uma delícia! Essa combinação é fonte de ácidos graxos (Ômega 9 e 6), vitamina E, C e folato. Estes nutrientes trabalham na formação de células saudáveis, no desenvolvimento do bebê (memória, concentração e aprendizado) e proteção do organismo.
Papinha de maçã e ameixa seca:

Cozinhe 3 ameixas secas sem caroço na água filtrada até que elas fiquem macias. Deixe esfriar e amasse bem. Com uma colher, raspe a polpa da maçã. Misture as frutas e pronto!Bem saborosa e docinha. Esta papa é fonte de fibras, potássio, magnésio, cobre, vitaminas A, B2, B3, B6, C e K. Estes nutrientes ajudam a regular o intestino do bebê, previnem doenças, auxiliam no crescimento e n desenvolvimento dos ossos, além de aumentar a imunidade.
Aproveite as ideias, use a criatividade e crie comidinhas deliciosas e saudáveis para seu pequeno!



Nenhum comentário:

Postar um comentário