quarta-feira, 28 de maio de 2014

Malhar resfriado sim ou não ??

Olá minha gente!

Hoje vim com um post bem interessante, eu depois que comecei minha Reeducação alimentar , ficar resfriada é raro , mas de vez em quando acontece, ainda mais com esse tempo louco que vem fazendo no Rio.

Mas e ai , com toda força de vontade vamos malhar mesmo assim, porque não queremos faltar o treino, mas será que é recomendável ???


Os médicos geralmente atribuem o nome “resfriado” a infecções mais leves do trato respiratório, geralmente estas se devem aos rinovirus (nome dos vários tipos de vírus que causam o resfriado). 
Há uma pequena queda no sistema imunológico e geralmente não há febre (quando não ocorrem infecções ocasionadas por bactérias oportunistas). 
Já a gripe é causada pelo famoso vírus Influenza que também ataca as vias aéreas, porém gera infecções mais graves onde o sistema imunológico é mobilizado de uma maneira mais drástica, ocasionando febre.O sistema imunológico participa de todos os processos regenerativos do nosso corpo, portanto, é ele um dos principais responsáveis pelo restauro de microlesões, de tecidos desgastados, da fagocitose de células inativas etc.



Você pode continuar realizando atividades físicas mesmo resfriado, desde que sejam moderadas. O exercício pode te ajudar a reduzir um pouco o mal-estar, aliviar a congestão nasal e te dar mais disposição. Porém, você deve diminuir a intensidade e duração do seu treino para não abusar do seu corpo. O ideal é realizar atividades físicas leves e treinar em dias alternados até os sintomas do resfriado melhorarem.




PODE

• Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.

• Voltar à ginástica quando estiver quase boa. “As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves”, explica o infectologista Artur Timerman, de São Paulo.

• Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.

NÃO PODE

• Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. “Forçar o corpo além do limite 
pode agravar sua condição, que está sensível”, avisa o médico.

• Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. “Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora”, aconselha Timerman.




Nenhum comentário:

Postar um comentário