quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alimentação Funcional

Olá meu povo! 

 

E ai como estão?? já treinaram hoje? Espero que sim né! rs 

 

Bom , hoje viemos falar da alimentação funcional, mas afinal o que é isso ??

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

 

Imagem

 

 

Podemos dizer que os alimentos funcionais são aqueles que farão o seu organismo funcionar bem. Uma dieta pobre em fibras, e rica em alimentos industrializados, processados e refinados aliados ao consumo de líquidos podem comprometer o bom funcionamento do intestino, pois eles provocam endurecimento das fezes.

 

Todos já ouviram falar do activia correto?? Aquele iogurte que promete seu organismo de funcionar como um reloginho? Pois é , você não precisa dele para fazer isso acontecer, é só se alimentar corretamente e beber bastante água.

 

Mais de 50 milhões de mulheres tem problemas de constipação que é a famosa Prisão de ventre por maus hábitos na alimentação.

 

O que acontece é que o intestino é um órgão de absorção de vitaminas e de alguns nutrientes, ele é responsável pela excreção de resíduos que não são utilizados pelo nosso corpo, no entanto , ele precisa de estímulo para funcionar. E nessa lista entram água e a alimentação equilibrada que deixarão o órgão lubrificado e nutrido para funcionar direitinho.

 

Aposte em fibras e Probióticos:

 

As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino , pois regulam o trânsito intestinal e estimulam os movimentos peristálticos . Além da aveias refinadas , são encontradas também nos vegetais e frutas.  Mas claro que não pode esquecer que tem que se hidratar minha gente! Se não o efeito é contrário ok ?

 

Os Probióticos (micro-organismos vivos) do tipo lactobacilos equilibram a flora do intestino e  ajudam a regularizar o trânsito intestinal.Por isso , são tão essenciais , e podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados.

 

 

A recomendação é consumir de 3 à 5 porções de verduras e legumes, ou frutas por dia. Se você levar isso à sério seu intestino irá agradecer.  :D

 

Controle suas emoções!  

Imagem

 

 

Você sabia que o intestino (delgado e grosso) têm relação direta com o nosso humor??? Pois bem , 90% dela é estimulada na região do intestino, e graças à ajuda das bactérias da flora intestinal há produção de vitaminas que geram serotonina e outros hormônios neurotransmissores.  O estresse e a ansiedade provocam a perda de vitamina B6, que participa da formação de serotonina.

Um comentário: